Obra em língua nativa está sendo
escrita sob a coordenação do Programa de Educação Ambiental
Professores da aldeia Lagoinha,
localizada no distrito de Taunay, a 50 km da sede do município de Aquidauana,
participaram de mais uma etapa da elaboração do livro que trará aspectos
ambientais pela ótica da cultura Terena e que está sendo escrito em língua
nativa. Junto com a professora doutora Christiane Gioppo, da Universidade
Federal do Paraná (UFPR), os professores fizeram uma nova revisão da obra que
vai contar com 22 lições, entre textos e atividades.O encontro ocorreu nesta
quinta-feira (21) na Escola Municipal Marcolino Lili.
O livro "Lições Ambientais dos
Terenas" ensinará as crianças indígenas por meio de poemas, trava-línguas,
lendas, mitos e histórias reais. Segundo a professora Christiane, além do livro
que será distribuído aos estudantes os professores estão elaborando também
sequencias didáticas para desdobrar as atividades, inter-relacionando as
diversas áreas de conhecimento e que serão usadas em sala de aula. "O
trabalho não acaba com a publicação da obra. Ela se tornará material de apoio
ao ensino, com ele as crianças aprenderão mais do que lendas. Os estudantes
poderão relacionar as histórias com conhecimento da matemática, das artes
plásticas, teatro, geografia e, principalmente, relacionar com aspectos do
cotidiano deles", explica.
Nos encontros para revisão do
material, sob a coordenação da professora Christiane, os professores
aperfeiçoam a escrita Terena e também elaboram as sequências didáticas. Ontem o
grupo desenvolveu dois materiais, um para a lenda da Sereia e outro para O Mito
do Arco-íris. Segundo Crhistiane, nessas atividades a história será trabalhada
sob diversos aspectos, inclusive o científico, já que é possível discutir como
o arco-íris é formado por micro gotícula de água que estão na atmosfera e que
atuam como um verdadeiro prisma, quebrando a luz branca." Outras
abordagens incluem um experimento usando o disco de Newton, um prisma e a luz
do projetor, uma discussão sobre cores, numerais e gráficos de preferências da
turma sobre as cores, apenas para listar algumas sugestões, afinal temos foco
no científico e na criatividade", afirma a professora.

A produção do livro faz parte do
Programa de Educação Ambiental (PEA) do projeto " BR-262 - Faço parte
desse caminho" que é desenvolvido pelo Instituto Tecnológico de
Transportes e Infraestrutura (ITTI) da UFPR. O objetivo da publicação é contribuir
com a disseminação da língua mãe entra aproximadamente 2.000 crianças Terena
matriculadas nas séries iniciais de 15 aldeias dos municípios de Anastácio,
Miranda e Aquidauana.
BR-262 – Faço Parte deste Caminho
O Projeto de Gestão Ambiental das
Obras de revitalização na rodovia BR-262/MS, entre Anastácio e Corumbá, é
realizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio do Instituto
Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI). A parceria é realizada
através de cooperação com o Departamento Nacional de Infraestrutura de
Transportes (DNIT), com o objetivo de cumprir as condicionantes para a emissão
e/ou manutenção das licenças requeridas por órgãos ambientais.
Fonte: ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
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