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sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Absurdos 0%

A guerra está declarada e para sair do limbo do esquecimento e da rejeição é o momento de investir em institutos de pesquisa. A imprensa começa a ser invadida por pesquisas de intenção de votos, uma forma sutil de campanha eleitoral.
Em que pesem institutos sérios e imprensa idem, uma boa parte das pesquisas divulgadas obedecem a um padrão já velho e bem conhecido: pesquisa com resultado encomendado e divulgação em espaço pago, ou seja, material publicitário elaborado pelas, ainda incipientes, equipes de marketing político.
Mas, para uma população que, infelizmente, não está preparada para votar sequer no dia da eleição, questionar candidaturas nesta altura do campeonato, convenhamos, é banal e tem resultados pífios. Parece que os políticos brasileiros e esse entorno de gente que os acompanha não conseguem se adequarem aos novos tempos. Repetem fórmulas, candidatos, posturas e discursos assim como quando eleitos repetem falcatruas e acordos espúrios, subserviências e beija-mãos.
Quais são os candidatos pensados e anotados nas fichas? Nelsinho Trad (PMDB), Delcídio do Amaral (PT) e, muito improvavelmente, Reinaldo Azambuja (PSDB). Pode surgir alguma novidade? Parece-nos que não. Alguns desses inúmeros “Partidos & Quebrados” devem lançar aquelas coisas com nome e pompa, prontos e dispostos a barganhar adesões que serão pagas antes, durante ou depois das eleições.
Destes, quem vem com mais fôlego é indubitavelmente Delcídio do Amaral, por sua atuação política forte e discreta e uma ação política mais moderna, principalmente se confirmada a aliança com Reinaldo Azambuja, também arrojado.
Nelson Trad Filho tem feridas abertas onde cabem dedos a torturar e não conta com o apoio de quem poderia lhe proteger e dar guarida. Divide o partido e, sob o coberto da varanda, fica exposto à chuva.
Absurdos da política que investe com 0% de retorno.


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