Loading

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Sociedade Fraca, Renan Calheiros presidente do Senado


Com a transparência permitida pelo histórico de nossos legisladores, em eleição que insiste em ser indireta, com 56 votos a favor, o senador Renan Calheiros (PMDB) foi eleito o novo presidente da Casa. O senador Pedro Taques (PDT) teve 18 votos. Foram registrados ainda dois votos nulos e dois votos em branco.

Empossado, Renan Calheiros diz em discurso estar grato pela confiança dos parlamentarem em lhe confiar o voto para assumir o cargo. “Confiança que só potencializa o ânimo, a determinação e a vontade de acertar”, afirmou. Renan.

“A sociedade muda, as leis precisam mudar. E o parlamento, mesmo não sendo uma linha de produção, precisa reformar suas normas internas. É o que nós faremos. E assim teremos um legislativo forte”, prometeu Renan Calheiros.

Sim, as leis precisam mudar, e de forma mais célere, pois entre a elaboração do projeto até a aprovação efetiva da Lei, a sociedade evolui (em certos aspectos, involui) e suas exigências acabam por se distanciar do texto aprovado.  As leis precisam mudar e contemplar maior parcela da população porque entre o discurso de palanque e o trabalho legislativo apresentado existe uma troca de idiomas, um dialeto que se altera.

As leis precisam mais que mudar, serem aplicadas, e julgadas, e terem suas sentenças cumpridas ainda enquanto pulsa o nefasto aroma e ardor do crime cometido.

Mas, a se mudarem as Leis de tal forma que contemple, antes que a própria sociedade, a Ética, a Moralidade, o Bem Comum, teríamos o atual Congresso vazio de parlamentares (porque vazio de honra, ideias e noção de Pátria, está há muito), cumprindo as penas a que já estão condenados muitos deles, mas que por obra e graça das leis que fazem, cabe sempre e sempre mais e mais recursos.

Enquanto a sociedade sofrer o enfraquecimento da ausência de educação de qualidade e pública, a miséria continuar a ser negociada das mais variadas formas, a malandragem burra do jeitinho brasileiro imperar, os políticos forem entendidos como senhores e não como funcionários do povo, a Sociedade estará fraca e Renan Calheiros presidente do Senado.


Um comentário:

Anônimo disse...

Pois é.... e pra todos nós... beijinho, beijinho e...
Políticos! Blerghhhhhh...