Loading

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Fumaça, fogo e palpite

Diz o dito popular se tem fumaça, tem fogo. Nos corredores do poder sinais de fumaça sinalizam mudanças. Parece que a terra vai tremer em breve, muito breve, e que a intensidade deste tremor destruirá ídolos de barro. Cansados de mirar em cabeças e perderem o ataque, forças estão mirando nos calcanhares. Muitos “Aquiles” serão atingidos.

Mais para adiante parece que vai haver mudança política impensada. Gente que anda fritando porque se expôs ao sol reclama da quentura, diz que foi abandonado e lançado aos leões e pode provocar uma mudança política nunca vista e sequer imaginada.

Palpite em momento infeliz o do governador André Puccinelli que, no recesso do lar pratica o estudar matemáticas e descobre tardiamente, após 8 anos de governo da Capital nas mãos de seu pupilo Nelson Trad que o sucedeu após 8 anos em que ele próprio foi administrador da Capital, que a tarifa de ônibus tem sobrepreço.

Entre fumaça, fogo e palpite, a presidente Dilma Rousseff despenca nas pesquisas, não consegue sintonizar o desejo popular, não tem ministério competente para tanto e seu mentor, o ex-presidente Lula, como nunca na história deste país, em momentos de crise, evapora como a tal fumaça.

Neste momento, e apenas nesse momento, teria como principal adversária a ex-candidata Marina Silva. Esta pesquisa serve para estudos, e muito, mas não implica projeção para 2014.

E neste pequeno reinado, a justiça eleitoral continua tardia. Muitos dos políticos que deveriam estar impedidos de concorrer às eleições em 2012, não o foram. Venceram através dos mais variados meios lícitos e ilícitos, depois foram cassados e a população convocada e obrigada (neste sistema vesgo de democracia dos deveres) a comparecer a novas eleições. Nestas, alguns foram cassados e descassados, antes muito pelo contrário.

Motivos não faltam, decepções idem, e as avenidas são amplas e convidativas. Vamos ocupá-las e reescrever nossa democracia, longe desses analfabetos humanos que nos governam.


Nenhum comentário: