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terça-feira, 26 de novembro de 2013

Índios Terena completam etapa de livro em língua nativa

Obra em língua nativa está sendo escrita sob a coordenação do Programa de Educação Ambiental

Professores da aldeia Lagoinha, localizada no distrito de Taunay, a 50 km da sede do município de Aquidauana, participaram de mais uma etapa da elaboração do livro que trará aspectos ambientais pela ótica da cultura Terena e que está sendo escrito em língua nativa. Junto com a professora doutora Christiane Gioppo, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), os professores fizeram uma nova revisão da obra que vai contar com 22 lições, entre textos e atividades.O encontro ocorreu nesta quinta-feira (21) na Escola Municipal Marcolino Lili.

O livro "Lições Ambientais dos Terenas" ensinará as crianças indígenas por meio de poemas, trava-línguas, lendas, mitos e histórias reais. Segundo a professora Christiane, além do livro que será distribuído aos estudantes os professores estão elaborando também sequencias didáticas para desdobrar as atividades, inter-relacionando as diversas áreas de conhecimento e que serão usadas em sala de aula. "O trabalho não acaba com a publicação da obra. Ela se tornará material de apoio ao ensino, com ele as crianças aprenderão mais do que lendas. Os estudantes poderão relacionar as histórias com conhecimento da matemática, das artes plásticas, teatro, geografia e, principalmente, relacionar com aspectos do cotidiano deles", explica.

Nos encontros para revisão do material, sob a coordenação da professora Christiane, os professores aperfeiçoam a escrita Terena e também elaboram as sequências didáticas. Ontem o grupo desenvolveu dois materiais, um para a lenda da Sereia e outro para O Mito do Arco-íris. Segundo Crhistiane, nessas atividades a história será trabalhada sob diversos aspectos, inclusive o científico, já que é possível discutir como o arco-íris é formado por micro gotícula de água que estão na atmosfera e que atuam como um verdadeiro prisma, quebrando a luz branca." Outras abordagens incluem um experimento usando o disco de Newton, um prisma e a luz do projetor, uma discussão sobre cores, numerais e gráficos de preferências da turma sobre as cores, apenas para listar algumas sugestões, afinal temos foco no científico e na criatividade", afirma a professora.

Os professores estão animados com a elaboração do material. Para Rosemeire Moreira, que leciona na Aldeia Lagoinha, o livro e as atividades propostas em grupo irão tornar as aulas mais atrativas para as crianças. " É interessante misturar lendas com o dia a dia das crianças. Elas vão aprender sobre a cultura Terena e história, por exemplo, já que terão que pesquisar na aldeia, conversar com os mais velhos", diz.

A produção do livro faz parte do Programa de Educação Ambiental (PEA) do projeto " BR-262 - Faço parte desse caminho" que é desenvolvido pelo Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da UFPR. O objetivo da publicação é contribuir com a disseminação da língua mãe entra aproximadamente 2.000 crianças Terena matriculadas nas séries iniciais de 15 aldeias dos municípios de Anastácio, Miranda e Aquidauana.

BR-262 – Faço Parte deste Caminho

O Projeto de Gestão Ambiental das Obras de revitalização na rodovia BR-262/MS, entre Anastácio e Corumbá, é realizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI). A parceria é realizada através de cooperação com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), com o objetivo de cumprir as condicionantes para a emissão e/ou manutenção das licenças requeridas por órgãos ambientais.


Fonte: ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura

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