Loading

sábado, 16 de fevereiro de 2019

Caos na Saúde 1 - Servidora da Saúde desabafa nas redes sociais e desanca o sr. Prefeito




Os problemas na saúde vêm se avolumando e acumulando. Em diversas ocasiões nós temos denunciados várias faltas e descasos com os servidores e usuários. Uma das principais foram a extinção de programas que vinham sendo reconhecidos pela população e elogiado por outros secretários de saúde pelo Brasil afora. Depois, mal ajambradas, vêm sendo reimplantadas parcialmente com outros nomes, sem a mesma qualidade.

Mas tudo sempre pode ficar pior. E ficou. O prefeito, de forma midiática, em busca de holofotes, visita unidades de saúde, talvez como forma de tirar o seu secretário do marasmo, para ganhar alguns pontos com os desvalidos que sofrem por falta total e absoluta de respeito.

Será que entra naqueles corredores e salas para constatar que falta tudo? Faltam equipamentos, mesas e cadeiras em condições de uso adequado, insumos, materiais, medicamentos.

Não, prefere utilizar de toda a mídia e redes sociais para atribuir a culpa da má gestão (ou nenhuma gestão) aos servidores. Esgotados, esses servidores estão partindo para o revide, esclarecendo o que a propaganda oficial não mostra e o que o secretário não vê.

Reproduzimos com pequenas correções, mas buscando expor o texto como foi postado nas redes sociais e está sendo divulgado, para desespero da administração Marquinhos Trad e seu secretário Marcelo Vilela. Até quando o marketing oficial vai sustentar premiações baseadas em dados lidos nos gabinetes confortáveis e acondicionados, e bem distantes da realidade das unidades de saúde de Campo Grande?

Desabafo de uma SERVIDORA INDIGNADA

Venho anonimamente, através das redes sociais, demonstrar indignação contra a postura do sr. Prefeito de Campo Grande nas últimas semanas. O mesmo vem colocando a responsabilidade do problema da saúde nos próprios servidores e tentando convencer a população disso.

A incompetência de seu secretário de saúde e adjunta é abafada com pomposas inaugurações de "Clínicas da Família", frente a falta de equipamentos, materiais e proteção para o servidor. Que dirá a questão salarial.

O mesmo [prefeito] faz "ameaças veladas" na mídia, dizendo que “você é servidor porque quer”, como se fosse uma sina aceitar a visão do próprio prefeito que o servidor deve ser mal remunerado e mal tratado porque tem outros na "fila para entrar" conforme ele mesmo diz.

Um hipócrita.  Pois o mesmo é responsável por melhores salários e condições de trabalho. Se temos baixos salários e condições ruins de trabalho a culpa é dele. Nenhum servidor desconta nada na população.  Existe ouvidoria e sindicância administrativa para estes casos. As reclamações da população são por conta dos maus resultados apresentados por sua gestão. Tijolo e tinta não representam efetividade no atendimento.

Para economizar em convocação de funcionários, por exemplo, vem atribuindo mais e mais funções para os mesmos, sobrecarregando cada vez mais o já surrado servidor da saúde. Médicos estão ficando sem limites de atendimento, desumana a quantidade de pacientes que atendem, pois não colocam mais médicos; dentistas estão tendo que fazer serviço de enfermeiro, classificando risco de pacientes; enfermeiros, então nem se fala, são um dos que mais atribuições extras estão tendo, sendo o coringa, o faz tudo; administrativos? Jesus... dos piores salários, o pior, a linha de frente do posto escutando tudo.

Mais respeito para com os servidores, sr. Prefeito. Não estamos descontando nada na população.  Reclamamos mesmo é do sr. e da sua conduta. Respeito aos servidores.

Dias atrás apareceu no Facebook  [o prefeito] fazendo populismo em cima de uma paciente que estava há 1h aguardando atendimento. Caiu de pau nos servidores. Talvez ele não saiba que naquela unidade de saúde se utilizam protocolos internacionais de Classificação de Risco, e a paciente foi classificada como Risco Azul (Poderia aguardar até 240 minutos). Não era urgente. Estava dentro do tempo. Para que outros pacientes urgentes tivessem prioridade.

Agora irá dizer que seguir os protocolos internacionais, implementados por ele próprio naquela unidade, seria "moleza" do servidor? O sr. está louco? Respeite o servidor. Pior é o secretário de saúde fazer parte da cena e permitindo o show sem intervir, pois o mesmo poderia ter explicado ao prefeito como é a Classificação de pacientes se assim o quisesse.

Assim como o sr. diz que tem muitos servidores que querem assumir (porque realmente o município precisa), termino dizendo a você que também temos muitos candidatos querendo assumir a prefeitura, então faça bem o seu serviço com respeito a todos, pois o sr. é funcionário também.


Nenhum comentário: