Loading

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Viva o Contrabando

Deu no Jornal da Globo em 23-01 - e eu teço comentários: "Brasileiros estão entre os que menos obtêm retorno por impostos pagos"

Esta provado que o grande mal do Brasil não é o contrabando, mas o mau uso do dinheiro arrecadado em impostos.

Triste este país onde o crime penaliza menos os cidadãos do que suas Leis. E esta penalização não é recente, não é apenas deste governo, ou do anterior, ou dos anteriores. É a soma de desgovernos.

O Programa Comunidade Solidária,instituído em 1995 para o enfrentamento da fome e da miséria e que depois de 2002 foi rebatizado e reconfigurado em diversos outros é usado, 17 anos passados, como ‘desculpa’ para a falta de investimentos em infraestrutura, educação, saúde etc. Tanta preocupação e esforço em apagar o passado e trazer para si a paternidade do Programa não foi acompanhada, como deveria, de esforços para que, neste período de tempo, fossem providenciadas estruturas para que o “emergencial” não se perenizasse.

Acostumaram-se  povo e governo, às esmolas.

Obrigou-se os pais a proverem a estada de seus filhos nas escolas e ao acompanhamento médico preventivo como contrapartida ao recebimento das ‘bolsas’, mas não se buscou estruturar a educação e a qualidade do atendimento médico. E o jeito brasileiro de ‘empurrar com a barriga’ se estatizou.

E nós, cidadão comuns, devemos pensar o quê? Viva o Contrabando. Não fosse esse, de quanta mais arrecadação seriam brindados os cofres públicos para pagar salários daqueles que não nos atendem? E quanto isso significaria a menos em nossos orçamentos?

Reduzido nosso orçamento, como manter nosso convênio médico que nos assiste naquilo que o saúde pública nos nega? Como prover nossos filhos de uma educação de qualidade que hoje não encontram no ensino público?

Se vivemos num país ranqueado como um dos que mais arrecadam em impostos, por que nossos professores e profissionais de saúde ganham tão pouco e têm tão pouca possibilidade de especialização?

Sequer se pode dizer que nosso dinheiro foi pro ralo, pois o sistema de saneamento básico inexiste.

Quase 40 Ministérios loteados e sendo alimentados em sua ávida fome de poder e suprindo a sanha, pelo dinheiro fácil, dos diversos incompetentes em suas áreas de atuação, que se locupletam direta ou indiretamente dos tantos Partidos Políticos grandes, pequenos, nanicos ou quase nada.

Meus impostos socorreram economias de Bolívia, Paraguai, Venezuela e outras. Pois que eu socorra estas mesmas economias de forma direta. Viva o Contrabando.

Nenhum comentário: