Loading

terça-feira, 30 de abril de 2013

Assista ao premiado curta-metragem de MS sobre violência contra mulher indígena


"Uma Lei para Todas" foi um dos premiados na categoria melhor documentário do Brasil no Concurso de Curtas sobre a Lei Maria da Penha, promovido pela Procuradoria Especial da Mulher em parceria com a TV Câmara e financiado pelo Banco Mundial.

Esse prêmio foi de suma importância para as comunidades indígenas de MS vez que proporcionou maior visibilidade nas lutas em defesa de seus direitos e a oportunidade de demostrar sua realidade para o mundo. 

Argumentação e autoria de Ana Patrícia Nassar e captação e edição de imagem de Sidney de Albuquerque Terena, jornalista indígena, com o apoio do Ponto de Cultura Yokone Kopenoti (Vem cá parente) e de lideranças locais.

Participam também do Documentário Daiane Amaral dos Santos (Servidora da FUNAI regional de CG/MS), Drª Ana Lara de Castro (Promotora da 48º Promotoria de Mato Grosso do Sul) e a vereadora Luiza Ribeiro (Ex-Presidente da FUNSAT CG/MS).

Mas as grandes protagonistas foram as mulheres indígenas da etnia terena: que são a Silvana Terena, Lucila Lemes e Aliscinda Tibério que colocaram suas faces em público para levantar uma discussão em torno da dificuldade na aplicação da Lei Maria da Penha para as mulheres indígenas, frente à recusa do atendimento dessas mulheres nas delegacias do Estado.

Diante dessa realidade numa sociedade patriarcal em que vivemos, deixo aqui consignado o meu apelo para que empreendam um combate sem tréguas aos crimes contra os direitos humanos dos povos indígenas e em especial aos cometidos contra as mulheres indígenas que carregam uma pesada herança histórica de abuso, violência sexual e violações de seu direitos humanos

Assista ao vídeo: clique aqui.

Contatos:

Ana Patrícia Nassar - Pesquisadora 
e-mail: annapatricianassar@hotmail.com

Silvana Terena – Aldeia Marçal de Souza
e-mail: silvana.terena@gmail.com

Aliscinda Tibério – Aldeia Tarsila do Amaral
e-mail: alisindaterena@hotmail.com

“A Voz Indígena” Sidney de Albuquerque – Jornalista Terena
e-mail: albuquerquesm78@gmail.com

Nenhum comentário: