Loading

sábado, 4 de maio de 2013

A peculiar visita de Dilma

Imagem: Notícia MS

Para colocar os “pingos nos is”, a presidenta Dilma Rousseff resolveu fazer pessoalmente a entrega dos ônibus escolares destinados a Mato Grosso do Sul, através do programa “Caminhos da Escola” do governo federal. Não bastasse a propaganda que isso representa, e talvez por isso, veio em defesa das ações desenvolvidas pelo seu governo e que estava sendo apropriada de forma indevida pelo governador André Puccinelli (PMDB), aliado nem um pouco confiável que adesivou os veículos com publicidade de seu governo, tentando assumir a paternidade da doação.

Entre as peculiaridades de sua visita, as vaias recebidas dos produtores rurais contra a demarcação de terras indígenas, que agora é mais uma questão da Justiça do que, propriamente, do Executivo. Ainda que alguns não tenham percebido e outros lutem contra a independência dos poderes. Dilma, que veio preparada para uma carraspana no governador, não titubeou em desancar os descontentes, sutil e direta transmitiu o recado: “É bom gritar. [...] Democracia é o fato de que há diferenças e de que a gente convive com elas, procura um ponto de equilíbrio e resolve as coisas”.

Em sua fala, Dilma destacou outros investimentos federais no estado, como a pavimentação, ampliação, duplicação e modernização de BR, ligar Maracaju ao porto de Paranaguá-PR, investimento em oito aeroportos regionais com destinação de R$ 201 milhões e a priorização de municípios com até 50 mil habitantes que deverão receber uma caçamba, uma retroescavadeira e uma motoniveladora.

O sacolejo dos ônibus

Para quem pretendia sair ileso da fala de uma presidenta conhecida pelo seu pavio curto em relação à jogadas políticas malsucedidas, o governador sentiu o olhar de zombaria acompanhar o discurso de Dilma: “Destinamos até agora 558 ônibus para transporte escolar. São R$ 117 milhões, com contrapartida do Governo do Estado, porque o governador ‘queria porque queria’ essa contrapartida”.

A publicidade que perdeu em seu território, ganhou de forma negativa a nível nacional. O jornal Folha de São Paulo de 29 de abril repercutiu a viagem da presidenta e a cerimônia, relatando que “Dilma participará da cerimônia de entrega de ônibus escolares do programa ‘Caminho da Escola’ que, ao chegarem no Estado, tiveram os símbolos da gestão federal trocados pelas marcas do governo Puccinelli (PMDB). O governo estadual usou como desculpa “erro da empresa que colocou os adesivos”.

Cidadã sul-mato-grossense

A presidenta Dilma Rousseff recebeu, por indicação do deputado Akira Otsubo (PMDB), o título de cidadão sul-mato-grossense, entregue pelo presidente da Assembleia Legislativa, Jerson Domingos. Agora, como cidadão de nosso estado, não deverá mais confundi-lo com Mato Grosso, como fez durante seu discurso.

Nenhum comentário: