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Grafites espalhados pela cidade de São Paulo que retratam o nu feminino
são os novos aliados da Liga do Rosa, movimento lançado pelo A.C.Camargo Cancer
Center com foco na conscientização sobre a importância da prevenção e
diagnóstico precoce do câncer de mama. Com o conceito criado pela agência JWT,
a campanha “Tinta contra o câncer” fez uma "mastectomia" nos
desenhos.
Os artistas que produziram os grafites cederam seus trabalhos para uma
intervenção urbana que faz alusão à cirurgia de retirada do seio. Um papel tipo
lambe-lambe foi colado sobre as atres, dando um efeito parecido com o da
cirurgia.
Cada um dos grafites inseridos na ação, situados em trechos de grande
circulação e redutos da cultura paulistana como a Praça da República, Rua
Luminárias, Avenida Ataliba Leonel, dentre outros, recebem a assinatura
"Qualquer mulher pode ser vítima do câncer de mama", acompanhada de
dizeres relativos ao movimento "Outubro Rosa" e da hashtag
#LigaDoRosa. Embora seja uma ação de rua, a campanha ganhou força nas
redes sociais com a replicação das imagens na web e a disseminação do
vídeo-case.
Além de abordar a importância da prevenção e alertar para o diagnóstico
precoce da doença, a proposta desta campanha, ao retratar a mastectomia, é
mostrar que a retirada do seio está longe de representar a perda da
feminilidade e do amor à vida. “Uma cicatriz no mesmo lugar onde antes estava
um seio não representa uma derrota e sim a confiança em superar a doença. Toda
mulher em tratamento é uma guerreira, pois seu foco é lutar pela vida”, destaca
a cirurgiã oncologista e diretora de Mastologia do A.C.Camargo, Maria do
Socorro Maciel.
De acordo com o CCO da agência JWT (Chief Creative Officer), Ricardo
John, o fato de o grafite ser uma arte muito presente na cidade, pode
contribuir para conscientizar um grande número de pessoas, além das mulheres.
“Por dialogar com todo o tipo de público, a campanha pode atingir também aos
adolescentes e aos homens que, no papel de filhos, namorados, pais e maridos,
podem ajudar a influenciar na conscientização e prevenção da doença”,
destaca.
LIGA DO ROSA – Criada em 2012 pelo A.C.Camargo, a Liga do Rosa tem
objetivo levar informação qualificada para as mulheres de todas as idades e, ao
mesmo tempo, homenagear as heroínas anônimas que possuem uma rotina agitada em
razão da atuação no mercado de trabalho e no seu lar, dedicam momentos de sua
vida para zelar pela própria saúde, dos seus filhos e do marido por meio do
incentivo à adoção de hábitos de vida saudáveis como alimentação equilibrada e
prática de atividade física. Para isso, criou quatro heroínas que usam os seus
superpoderes de mulheres comuns no combate ao câncer de mama e que juntas
formam a Liga do Rosa. A superprofissional, a supermãe, a superesportista
e a superconectada são as estrelas. “Estas heroínas são instrumentos para a
disseminação de informações em casa, no ambiente de trabalho e nas mídias
sociais”, destaca a Superintendente de Marketing do A.C.Camargo, Adriana Seixas
Braga.
O câncer de mama é o mais incidente na população feminina. No Brasil,
segundo dados do Instituto nacional do Câncer (INCA) são estimados 52.680 casos
novos da doença em 2013. A boa notícia é que, diagnosticado precocemente, as
chances de cura do câncer de mama superam os 90%.
Confira:
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