Loading

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Em Brasília, Bernal consegue liberação de recursos para Revitalização do Centro



O prefeito Alcides Bernal esteve em Brasília nessa quarta-feira (25) em negociações com membros do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), técnicos do Ministério da Fazenda e a procuradora do Município, Cláudia de Araújo Melo, para dar prosseguimento ao Programa Viva Campo Grande II, de Revitalização do Centro. Foram assinadas as minutas contratuais e estabelecido um prazo para a entrega das documentações exigidas pelo Ministério da Fazenda e, após aprovação dos técnicos do ministério, seguem para o Senado Federal.

Já foi autorizado que se elabore o termo licitatório dos projetos que deverão ser reavaliados para adequação dos valores referentes às obras do PAC Mobilidade. Para a revitalização da Rua 14 de Julho, orçado em R$ 60 milhões, valores que deverão ser atualizados. O Corredor Sudoeste, que abrange a partir do Terminal de Transbordo Urbano Aero Rancho, passando pelo Terminal Bandeirantes, Avenida Marechal Deodoro, Rua Brilhante, Avenida Bandeirantes, até os altos da Avenida Afonso Pena, tem seu valor reajustado para R$ 117 milhões de recursos do FGTS e contrapartida da Prefeitura da Capital, e o projeto foi entregue pelo prefeito Alcides Bernal e pelo secretário municipal de Infraestrutura, Transportes e Habitação (Seintrha) ao superintendente regional da Caixa Econômica Federal em Mato Grosso do Sul, Evandro Narciso de Lima, durante reunião em 17 de novembro.

Programa Viva Campo Grande II

O Programa de Desenvolvimento Integrado do Município de Campo Grande prevê a revitalização da Região Central da Capital, e o projeto a ser licitado é referente ao trecho da Rua 14 de Julho que vai da Avenida Fernando Corrêa da Costa até a Avenida Mato Grosso. 

A região que apresenta degradação da paisagem com a consequente desvalorização dos imóveis, poluição visual e sonora em decorrência da infraestrutura antiga e precária que não oferece segurança para pedestres e ciclistas e é inadequada para a acessibilidade, está projetada para se transformar em um local seguro e confortável, que priorize a circulação de pedestres e organize a circulação de veículos, inibindo seu uso e conciliando-o às necessidades dos usuários. Foram propostos espaços lúdicos, que possibilitem o descanso ao mesmo tempo em que resgatam o valor sócio-cultural, de memória e de “lugar”, com a inclusão de elementos que fortalecem a afetividade do cidadão com o centro e a identidade urbana.

O projeto prevê obras de pavimentação e drenagem retirada da faixa de estacionamento para o alargamento de calçadas, padronização das calçadas com tratamento de piso e acessibilidade, inserção de arborização urbana, implantação de fiação subterrânea, retirada do trânsito de passagem, melhoria da iluminação pública, implantação do tempo para pedestres nos cruzamentos semaforizados, ampliação das calçadas nas esquinas e implantação de mobiliário urbano padronizado.

O prefeito Alcides Bernal elogiou o trabalho dos servidores envolvidos no planejamento e prometeu esforços para a entrega de todos os projetos até dezembro, para que a cidade possa se tornar um canteiro de obras já em janeiro de 2016.

Nenhum comentário: