Loading

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Debater condições de segurança, mas exigir ação

Vereadora Luiza Ribeiro (PPS) 

A vereadora Luiza Ribeiro (PPS), convocou imprensa, população, órgãos públicos e diversas entidades para audiência pública a ser realizada na sexta-feira (1), às 9 horas, no plenário Edroim Reverdito na Câmara Municipal de Campo Grande.
O objetivo da audiência é abrir ampla discussão sobre as condições de segurança em boates, hotéis, bares e locais reservados a shows e eventos, buscando empreender medidas que impeçam ou evitem tragédias como as ocorridas na cidade de Santa Maria-RS.
Por ofício foram convidadas a seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MS); Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-MS); Sindicato dos Engenheiros e Arquitetos de Campo Grande; Sindicatos Patronais, e de Trabalhadores, em Bares, Hotéis, Restaurantes e Similares de Campo Grande; promotores de eventos, além da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur); Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, Delegacia do Consumidor; Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon); Ministério Público Estadual (MPE) e Prefeitura de Campo Grande.
“O objeto dessa discussão, sem dúvida, é debater sobre as condições que são oferecidas nos bares, boates etc. Tal decisão de realizar a reunião se justifica pela insegurança sentida na sociedade campo-grandense alertada pela tragédia ocorrida em Santa Maria”, afirmou Luiza Ribeiro.
Opinião:
Discutir normas de segurança que estão contempladas em Lei significa promover uma audiência vazia, girando sobre um mesmo e maçante tema. O que evita tragédias como as ocorridas em Santa Maria (RS) e outras de menor proporção é a aplicação das Leis e sua fiscalização.
O que nos causa temor não são os locais de encontro sociais, culturais ou de lazer inapropriados e que estão na ilegalidade “até” em relação à segurança oferecida aos seus frequentadores. Causa temor que eles existam, sejam do conhecimento público, sem sofrerem a coerção das autoridades responsáveis.
Causa temor que existam tantos outros que possuem alvarás de funcionamento mesmo que não obedecendo as normas legais, sendo que a única “vistoria” a que estão sujeitos é a apresentação de documentação contábil nos gabinetes.
Pois que se faça um mutirão de inspeção em todas as casas autorizadas e estas sejam multadas e/ou lacradas, de acordo com a Lei, até que procedam à adequação necessária aos padrões de segurança exigidos. E que encerre as atividades dos ilegais.
O problema é que a exigência sempre recai sobre os pequenos estabelecimentos. O beneplácito das autorizações não atinge a todos, principalmente àqueles cujos sócios poderão estar, inclusive, participando como representes de órgãos e associações acima descritas como convidadas para debater a questão.

3 comentários:

Anônimo disse...

Sabe que nome eu dou pra esse ato da vereadora? OPORTUNISMO. Incrível a capacidade que os políticos têm de se valer de fatos que causam comoção popular para se colocar sob a luz dos holofotes. Lamentável. Um horror. É por essa e por outras que a política me enoja.

Anônimo disse...

As pessoas são cômicas, se um representante do povo resolve mostrar sua indignação com a situação é oportunismo, se omite em relação ao problema é mais um que ocupa um cargo, afinal é fácil dizer que odeia os políticos, e que são hipócritas, difícil é assumir as ações que eles fazem, se fazem dever ter méritos para isso! Parabéns à vereadora e ao jornalista que mostrou uma ação respeitosa de um representante do povo.

Anônimo disse...

Oportunismo é a Rede globo e outros jornais e programas de televisão passar documentários explorando o sofrimento dos parentes das vítimas, acredito em políticos que aos poucos estão mudando a história desse país. E parabenizo o Jornalista Dirceu Martins por divulgar ações como essa e opinar sobre, esse profissional demonstra toda a responsabilidade no jornalismo e nada o impede de ser claro diante da verdade. Parabéns pelo seu Blog e tenha muito sucesso nessa sua jornada, não tenho dúvidas que o caminho deve ser esse, com muita competência nos trará alegrias em ver um jornalismo sem exploração e de boa qualidade.O caminho é esse! Sucesso.