Loading

sábado, 23 de março de 2013

O que esperar do Plano Plurianual de Bernal?

Imagem: RBV News
O mês de abril se aproxima e o prefeito Alcides Bernal deverá apresentar o Plano Plurianual, principal instrumento de planejamento de médio prazo de um governo que estabelece metas da administração para despesas de capital e outras dela decorrentes. A sociedade aguarda atenta como se fora a chegada da Cavalaria que porá fim nesta guerra sem tréguas entre os poderes legislativo e executivo que faz por vítimas, a própria sociedade.

O que nos prepara o prefeito que, em seu Programa de Governo registrado quando da oficialização de sua candidatura, enfatizou três diretrizes básicas (qualidade de vida, desenvolvimento sustentável e qualidade dos serviços públicos) e onze ações de governo?

Do texto em 6 páginas, que discorre de forma genérica sobre o óbvio de uma administração, ressaltamos três tópicos:

Planejamento e gestão: planejar todas as ações com a discussão junto a setores organizados da sociedade. No entanto, o que temos visto é a falta de ação pela incapacidade de Bernal em dialogar, mesmo que com o poder legislativo.

Planejamento urbano e rural: transporte; realizar diagnóstico estrutural sobre plano viário, quebra molas, sinaleiros sem sincronização, foto sensores, zonas de estacionamento, além de qualidade, revisão de preços, respeitabilidade no transporte coletivo (sic). Difícil de entender quando ele nomeia para a Agetran a pessoa que trabalhou para empresa contratada que desenvolveu parte do atual sistema. Mais difícil ainda ao saber que ele estuda majorar a tarifa do transporte público urbano.

Central de projetos: central de projetos visando a produção e acompanhamento do programa de governo.  Retoma o modus operandi de Bernal que tem dificuldades em articular a própria equipe de governo, mesmo tendo declarado em dezembro de 2012 que até o final daquele mês anunciaria os nomes de “todos” os secretários.

Talvez a questão não seja exatamente “o que esperar do”,  mas, “Podemos esperar o Plano Plurianual”, e melhor, ele será cumprido?

Nenhum comentário: