Loading

terça-feira, 22 de outubro de 2019

CÂNCER. Outubro Rosa... Novembro Azul... uma piada que nos faz vermelhos de raiva


Campanhas ridículas, afinal nem as mulheres, nem os homens, são atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em tempo hábil. Alguns exames são demorados mais do que o necessário para a cura em tempo hábil. Depois de detectado o câncer, o tempo para marcação de cirurgia é de improvável cura.

Por que essa hipocrisia do Sistema de Saúde?

Se houvesse menos gasto com publicidade sobre o câncer de mama e o câncer de próstata, talvez se conseguisse investir em exames e cirurgias. Também pensando aqui com meus botões, tantas Organizações Não Governamentais (ONGs) cuidando de coisas, não desnecessárias, mas de menor interesse frente à vida – ou à morte – e o governo repassando verbas para as campanhas das quais não cuida. São apenas questões.

Desde o último “Outubro Rosa, ou Novembro Azul”, quantos pacientes diagnosticados com câncer foram efetivamente cirurgiados? Quantos ainda aguardam, por não terem condições de pagar os exames em clínicas particulares, pelo diagnóstico final, “OU FATAL”?

Vamos deixar de ser hipócritas, mentirosos, inumanos e sem a menor vergonha na cara.

Que os governos – federal, estaduais e municipais – assumam sua incapacidade. Não basta essas campanhas ridículas, todas elas, até de responsabilidade no trânsito, campanhas de vacinação etc. Por que a população não se vacina? Porque não acredita mais em vocês, governantes. Por que a população não respeita as Leis de Trânsito? Porque não acreditam nas Leis e nas instituições.

Vivemos em um Brasil em que o povo só acredita em si. Eu teria vergonha de ser um servidor eleito. Eu tenho vergonha dos servidores eleitos. Todos, parece, temos. Nenhum de nós quer acreditar, alguns poucos acreditam.

Vamos, então, parar de dar cores e meses para as campanhas que nunca funcionam.

Outubro Rosa... Novembro azul... servem para nada, apenas uma propaganda, pois a cura é impossível pela inoperante incapacidade do SUS.

Dai muda o governo e se dá mais destaque para uma ministra, no mínimo ridícula, que enfatiza que meninas vestem rosa e meninos vestem azul. E ainda que se fale que ela representa a direita, mas a esquerda fez o alarde sobre sua fala. Tudo farinha do mesmo saco, talvez o mesmo saco preto que irá envolver os corpos daquelas que sofrem com câncer de mama, ou daqueles que morrerão com câncer de próstata.

Afinal, nosso salário mínimo de R$ 998,00, ou mais, não paga o Sírio Libanês, Albert Einstein e outros hospitais, que cuidam de nossos políticos. Que seja colocado em nosso féretro os panfletos de tantas propagandas.



Nenhum comentário: